top of page

PROGRAMA DE DRENAGEM E MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS DE MARICÁ
Prof. Osvaldo Resende POLI/UFRJ

A relação da sociedade com os corpos hídricos vem se alterando com o tempo, de acordo com suas demandas mais imediatas e com o grau de compreensão das interações entre os ambientes natural e construído. A partir do reconhecimento dos profundos impactos que as alterações antrópicas causam no ciclo hidrológico, evidencia-se a necessidade de um planejamento da ocupação do território de forma mais harmônica com o meio ambiente. Somado a isso, cresce a percepção de que a presença da natureza nas cidades garante a oferta de serviços ecossistêmicos importantes para aumento da qualidade de vida da população. Assim, diversas cidades em todo o mundo têm incorporado em seu desenvolvimento as Soluções Baseadas na Natureza (SBN), que podem ser descritas da seguinte forma:

(...) são soluções inspiradas e apoiadas pela natureza, econômicas, que fornecem simultaneamente benefícios ambientais, sociais e econômicos e ajudam a promover resiliência. Tais soluções trazem mais natureza e um maior número de elementos e processos naturais para as cidades, paisagens rurais e marinhas, além de mais diversificadas, por meio de intervenções adaptadas localmente, eficientes em termos de recursos e sistêmicas. Soluções baseadas na natureza devem, portanto, beneficiar a biodiversidade e apoiar a entrega de uma gama de serviços ecossistêmicos (EC, 2015).​

PARTICIPAÇÃO POPULAR NA CONSTRUÇÃO DAS ATIVIDADES E REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Faz parte do Programa de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais a mobilização da sociedade quanto à sua relevância e participação no processo de construção. A sociedade maricaense poderá conhecer mais e participar da realização das cinco audiências públicas previstas.

Descrição das Etapas

1. Etapa Preparatória: estratégias para a Participação Popular, atividades de Informação, e Campanhas de comunicação
 

2. Etapa Diagnóstico: levantamento de dados e informações
 

3. Etapa Prognóstico: construção de cenários futuros com base em hipóteses socioeconômicas, mudanças climáticas e impactos naturais / perspectivas para cada Área de Planejamento;
 

4. Etapa Plano de Ações: proposição de diretrizes e metas para a gestão de programas e investimentos;
 

5. Etapa Final: Projeto de Lei que dispõe sobre Diretrizes, Objetivos e Instrumentos para um futuro Plano Municipal de Saneamento – Eixo Drenagem e Manejo de Águas Pluviais.

WhatsApp Image 2023-07-20 at 22.33.20.jpeg

Trabalhando pela preservação do meio ambiente e a
melhoria da qualidade de vida de todos.

bottom of page